🇧🇷 🤩🎉 2️⃣0️⃣0️⃣ 🎉🥳 🇧🇷
⚜️ 📆 Faltam 200 dias para comemorarmos os 200 anos da Independência do Brasil, um dos fatos mais importantes da nossa História, quando deixamos de ser colônia portuguesa e conquistamos a sonhada liberdade, há anos idealizada por Bernardo Vieira de Melo, pelos conjurados mineiros e baianos, colocada em prática em 1817 em Pernambuco e reafirmada na Convenção de Beberibe de 1821.
Foram 322 anos desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até o grito do Ipiranga, quando rompemos os laços coloniais que nos prendiam à metrópole lusitana. Durante três séculos o Brasil que hoje conhecemos foi construído com a exploração da mão-de-obra escrava, a exportação de nossas riquezas naturais, a concentração fundiária e o genocídio dos povos indígenas.
O processo de emancipação política do Brasil não foi fácil, nem pacífico. Num dia como hoje, 19 de fevereiro, há exatos 200 anos as tropas portuguesas sob o comando do general Inácio Luís Madeira de Melo invadiram o Convento da Lapa em Salvador, na Bahia, e assassinaram à golpes de baioneta a sóror Joana Angélica, que se pôs em frente aos soldados para impedir que eles invadissem o convento. Era o começo da guerra da independência da Bahia, que se estenderia até 2 de julho de 1823 com a vitória dos baianos e a participação heroica de mulheres como Maria Quitéria de Jesus Medeiros e Maria Felipa, além é claro da própria Joana Angélica.
Nos próximos 200 dias, vamos contar a História da Independência brasileira, em 200 postagens diárias, numa contagem regressiva para o Bicentenário da Independência que será comemorado em 7 de setembro de 2022. Além de publicar nas principais redes sociais, as postagens ficarão organizadas no blog "Contagem Regressiva para o Bicentenário da Independência", onde poderão ser lidas e consultadas.
Nos próximos meses vamos nos debruçar sobre farto material histórico, de livros a jornais, de revistas a sites, etc... para celebrar este momento único que é o Bicentenário da Independência. Um trabalho feito com zelo e carinho para todos os que acompanham o projeto Muita História pra Contar nas redes sociais.
200 anos depois do grito do Ipiranga, precisamos refletir sobre o país que se formou, com suas realidades e contradições, para compreendermos quem somos e o que seremos nos próximos 200 anos. Revistar o passado é encontrar as nossas raízes e descobrir como pessoas comuns, que passariam anônimas nos livros, a exemplo de Maria Felipa e Maria Quitéria, também deram sua parcela de contribuição para que fôssemos livres de Portugal.
Começa hoje mais uma iniciativa, de minha autoria, para levar conhecimento histórico a partir das redes sociais. Espero que gostem e divulguem ao máximo estas postagens. ⏳❤️⌛
#historianasredessociais
#200diasparaobicentenariodaindependencia
#contagemregressivaparaobicentenariodaindependencia
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário